NA MÍDIA

Jornal do Commercio - Economia

Treinamento é solução para evitar descuidos Segundo o setor, boa parte dos assaltos ocorrem com a participação de funcionários do condomínio ou dos próprios apartamentos. Sugestão é treinar empregados para não ter surpresas desagradáveis

Boa parte dos assaltos ocorridos nos condomínios tem a participação de funcionários do prédio ou dos próprios apartamentos. Para evitar surpresas, o síndico ou a administradora do edifício devem treinar os empregados. O porteiro deve saber como agir na hora de um assalto para não colocar nem a sua vida nem a dos moradores em risco.
"A empresa de segurança que contratamos ministrou um curso para os porteiros e zeladores do prédio onde resido. O porteiro, por exemplo, não pode deixar a portaria para sair e ver se algo de estanho está acontecendo. Ele deve se comunicar logo com a polícia ou com a empresa de segurança. Muitos dos assaltos acontecem por causa de descuidos como este", explica o diretor da Construtora Barbosa Pinto, Paulo Barbosa. Ele é síndico do Edifício Residencial Jaqueira, situado na Avenida Rui Barbosa.
O prédio tanto tem segurança eletrônica quanto armada e um rádio ligado 24 horas com a polícia. O custo mensal para o condomínio é de R$ 7.500. "É caro, mas muito eficiente. Nunca sofremos uma tentativa de assalto", informa Barbosa. Na Construtora Barbosa Pinto, a preocupação com a segurança também faz parte dos projetos dos prédios. Cerca elétrica, antecâmara e sistema interno de TV estão presentes nos lançamentos.
Outro produto usado pelas construtoras é o dispositivo de segurança nos elevadores. O movimento da máquina só é permitido depois da inclusão de um código, que é diferente para cada apartamento. A iniciativa funciona melhor nos edifícios com apenas uma unidade por andar. Sistemas de alarmes também podem ser instalados dentro dos apartamentos para serem acionados pelos moradores. O Grupo Nordeste oferece o serviço com diferentes códigos para que o sistema seja acionado se o criminoso mandar o morador desligá-lo. "Os arquitetos que trabalham conosco são especialistas em segurança. Eles já entregam o projeto preparado para receber os itens", diz o diretor comercial da Hábil Engenharia, Fernando Cabral.
A empresa investiu muito nos itens de segurança de dois dos seus lançamentos passados: edifícios Manguinho e Morumbi Residence. O primeiro fica nas Graças. O segundo tem apartamentos com 75 metros, que contam com três quartos (sendo uma suíte). A Hábil faz um treinamento dos empregados dos condomínios na entrega da obra. "Realizamos um treinamento com os porteiros em conjunto com a primeira administração", explica Cabral.



Outras Notícias


NEWSLETTER
Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades da Hábil.
Cadastrar
Rua Jornalista Paulo Bittencourt, 155/505 Derby, Recife PE 52010-260 - (81)3231-3908 / (81) 3423-2751